Páginas

Thursday, December 4, 2008

Primeira sessão do Dojo Rio

Ontem tivemos a nossa primeira reunião do Dojo Rio [1], no CEFET [2].

Depois de várias semanas mobilizando pessoas, tentando arrumar um lugar adequado para o encontro, e muito papo via lista de discussão, finalmente conseguimos tirar o projeto do papel!

Apesar do horário marcado ter sido 18:30, ficamos aguardando até 19:00 antes de começar -- um atraso de certa forma previsto para um primeiro dia, já que as pessoas não se conheciam direito.
Colocamos um pequeno cartaz (uma folha A4 :P) indicando onde estávamos e avisamos os seguranças da entrada do CEFET para que direcionassem os dojeiros para o lugar certo. Espero que ninguém tenha se perdido por falta de informação.
Para ficar registrado, estávamos no Pavilhão 1 (Informática), na sala 1. Para chegar lá, basta, após entrar no CEFET, seguir reto até o fim do corredor para chegar no Pavillhão 1, que fica à esquerda, e subir a escada metálica logo na entrada do pavilhão.

Antes de começar usamos alguns minutos para nos conhecermos um pouquinho e então, às 19:00, começamos com uma introdução ao Coding Dojo, proferida por mim. Os slides estão aqui.
Os presentes:
  • Edino Moniz
  • Lucas Teixeira
  • Raphael Almeida
  • Rodolfo Carvalho
  • Valdir Monteiro
Finda a introdução, apresentei três problemas sugeridos para a sessão. Discutimos e resolvemos atacar o problema do Amigo Oculto, usando Python. A escolha da linguagem ficou por conta da simpatia que todos demonstraram em relação a ela e a minha familiaridade para poder ajudar o pessoal com os testes :D

Tivemos em torno de uma hora e quinze minutos para programar, fazendo turnos de sete minutos com cada par. Ao fim de um turno o co-piloto assumia o teclado, o piloto voltava para a platéia e alguém da platéia completava o par.

Nós usamos um pequeno script, o pydojo.py [3], para ajudar com os turnos. Encontrei esse programa no github do Dojo@SP, feito pelo pessoal da Async [4]. Trata-se de um ícone na bandeja do sistema com um contador. Ao término do turno ele dispara um alerta para trocar o par, e assim que a troca é feita a contagem reinicia. Fiz uma pequena modificação nele para aceitar o tempo de cada turno como parâmetro na linha de comando. Isso funcionou muito bem para a gente, e foi bem melhor que ficar controlando com cronômetro do relógio.

Estava previsto pararmos de programar 20:30, mas esticamos até 20:40, e depois tivemos nossa retrospectiva e discutimos alguns assuntos, como o próximo encontro (a ser confirmado para a próxima semana no mesmo local), e a seleção de linguagens e problemas.
Chegamos a um consenso de que funciona se as pessoas não tiverem acesso ao problema antes da hora, evitando que já cheguemos na sessão "treinados" para resolver. Então, por enquanto posso me comprometer em levar sugestões, e ficou também a idéia de montar um "banco de problemas". Bem, parece que o Dojo@SP já tem algo nesse sentido [5], que pode e deve servir de base para nós!

Voltando a retrospectiva, nossas idéias convergiram para:

:-)
  • Conhecer pessoas
  • Participação de todos
  • Nenhum imprevisto!
  • Python +
  • TDD

:-(
  • Nem todos dominavam a linguagem +
  • Atraso para começar (previsto...) +
  • Poucos presentes +
  • Teclado e mouse de notebook

Agora precisamos criar um blog para o DojoRio, e um repositório para nosso código.
Continuando com o esquema de votação que temos adotado, escolheremos as ferramentas de acordo com a pesquisa [6].

Já estamos listados no codingdojo.org [7], faltando escrever um texto de verdade para nossa página lá. Também estamos no mapa dos Dojos no mundo [8].

Ah, com fome, antes de nos separarmos e irmos para casa, saboreamos o delicioso espetinho de frango próximo a saída do CEFET.

E assim foi nossa noite. Semana que vem tem mais!


[1] http://groups.google.com/group/dojo-rio
[2] CEFET-RJ, Maracanã - mapa http://tinyurl.com/5pnhyk
[3] http://github.com/dojosp/participant-s-projects/tree/master/Python-Tests/pydojo.py
[4] http://www.async.com.br
[5] http://groups.google.com/group/dojo_sp/web/fontes-de-problemas
[6] http://spreadsheets.google.com/viewform?key=p_t4vVH1AGOyPJtorZ9gpJA
[7] http://codingdojo.org/cgi-bin/wiki.pl?CodingDojos
[8] http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF&msa=0&msid=116400871369678060090.000453a8d6ee3a6d3b8fe

A apresentação / introdução ao dojo:

Intro Dojo Rio
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: codingdojo tdd)

2 comments:

Ivan Sanchez said...

Que bom ver que pelo visto os novos coding dojos já estão nascendo organizados hehehe

Parabéns pela iniciativa aí no Rio!

Anonymous said...

Muito legal!
Tentarei aparecer no próximo!
Parabéns pela iniciativa.
Abraços