Páginas

Saturday, February 28, 2009

Anexos no Gmail: seleção múltipla e barra de progresso!

Eis que o Gmail ganhou mais uma novidade, muito esperada por mim :)
Só fui reparar agora, mas parece que essa novidade já está funcionando desde dia 25... (não notei nada diferente nos emails que enviei com anexo até o último que enviei agora a pouco...)

Agora, ao invés de ter que selecionar anexos um a um quando queremos compartilhar vários arquivos, podemos selecionar todos de uma só vez.
Isso funciona assim em outros lugares como Wordpress e Slideshare, e é extremamente conveniente. Também traz a sensação / experiência de usuário de uma aplicação desktop, onde isso é mais comum.

O fato é que agora na hora de enviar fotos não preciso apelar pro Thunderbird ou outro cliente de email... fica mais fácil passar mais tempo só na interface web!


Além dessa facilidade, a equipe do Gmail colocou uma barra de progresso, que ajuda a estimar quanto tempo vai levar para terminar de carregar seu anexo. Também muito útil quando anexando arquivos grandes e/ou em uma conexão com a Internet instável.

Mais detalhes no blog oficial:

Official Gmail Blog: Updates to attachments: multi-select and progress bars

3 comments:

Unknown said...

Fico curioso para saber como é que eles implementaram isso. Tanto a seleção múltipla (algum código HTML "novo"? plugin em flash?) como a barra de progresso (não faço a mínima idéia de como foi feito). Se você descobrir como fizeram, me avisa?

Rodolfo said...

Denilson, não tem nada de HTML especial. O suporte a upload de arquivo e o campo <input type="file" /> em todos os browsers é muito pobre, nem chegando a implementar os padrões do HTML 4.

Não sei como fazer do zero em Flash, mas existem soluções boas e prontas (já dei uma pesquisada nisso para uma aplicação minha). A barra de progresso eu não sei se é Flash, mas é bem possível fazer só com HTML+CSS+JS.

Se você for no "Settings" do seu Gmail, deve ver uma opção "Advanced attachment features - See progress bars when attaching files to messages, and attach multiple files at once. Requires flash. Learn more"

Não sei porquê, mas para mim só tem funcionado no Windows, e não no Ubuntu...

Unknown said...

Isso explica! Se estiver usando Flash, aí tem como fazer. Com HTML+JavaScript puro, aí eu acho que por enquanto é impossível:

* input type="file" só permite um arquivo por vez.
* Não tem como um JavaScript saber o progresso de uma requisição.

P.S.: Já pensou em mudar do Blogger? É um saco postar comentários nele. Talvez migrar para o blogspot ou wordpress.