Páginas

Saturday, April 25, 2009

FLISOL 2009

Terminada a versão 2009 do FLISOL, tenho algumas fotos para compartilhar.
Mas não são fotos do evento principal, e sim da reunião da PythonRio, que rolou em paralelo ao evento na UERJ, na tarde do último sábado.

Discutimos sobre algumas ações como a criação de uma ementa "padrão" para cursos de Python que eventualmente venhamos criar, e como tornar estes cursos uma realidade muito em breve.
Falamos do nosso evento PythonRio, e sobre o Python Campus (evento "ambulante" nas universidades divulgando e fomentando o uso da linguagem).

Por fim, tratamos de nossa ida ao FISL, e como será a logística do grupo.

Coding Dojo #13

Na última quarta tivemos mais um Coding Dojo muito produtivo. Desta vez com direito a fotos!



Não vou escrever os detalhes aqui, pois já está tudo no post do Blog Oficial do Coding Dojo Rio.

Tuesday, April 21, 2009

Planeta Globo.com

Há muuuuito tempo o Meyer deu uma idéia da fazer uma coisa que eu também sempre quis fazer mas nunca arrumava um tempo. Mas agora foi. Acabo de criar para nós o Planeta Globo.com: http://planeta-globo.com/

A idéia é criar um agregador de todos os blogs pessoais da galera que trabalha na Globo.com. Já tivemos uma experiência de criar um blog corporativo [...], mas acabou ficando um pouco abandonado porque as pessoas não gostaram de ter que blogar em dois lugares diferentes (eu inclusive). Então, a idéia do Planeta é que todos os posts que nós escrevermos em nossos blogs pessoais vão automaticamente para lá sem dar trabalho adicional. [...]

Outra coisa importante é que a idéia principal é falar sobre coisas técnicas que fazemos na Globo.com (desenvolvimento de software, desenvolvimento client-side, user experience, design, arquitetura de inf., administração de sistemas, etc.). [...] A idéia é que o Planeta seja um blog técnico sobre coisas envolvidas no processo de criação de produtos para Internet.

Guilherme Chapiewski, em 11 de Abril, 2009

E foi assim que o GC introduziu a idéia do Planeta Globo.com! Agora todos podem acompanhar os diversos blogs do pessoal da globo.com, tudo agregado em planeta-globo.com!

E o LifeAtMyMind está presente lá/aqui, apenas com posts selecionados por relevância.

Monday, April 20, 2009

Palestra de Python e Desenvolvimento Web no FLISOL Rio de Janeiro

No dia 25 de abril de 2009, sábado, acontecerá o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O evento reunirá grupos locais de expressão na área de Software Livre que conjuntamente disseminarão a filosofia, cultura e conhecimento sobre o movimento de Software Livre.
Com uma recheada grade de palestras, o FLISOL contará também com a presença da PythOnRio representada por Luiz Guilherme Aldabalde que apresentará a palestra técnica "Entendendo Framework Web com Python".
Definitivamente esta é uma grande oportunidade para aprender e experimentar o que há de mais interessante e inovador em matéria de Software Livre. Compareça! E não deixe de levar o seu computador!

[Original em http://pythonrio.org/palestra-de-python-e-desenvolvimento-web-no-f]

Friday, April 10, 2009

Coding Dojo Rio #11

Essa semana tivemos mais um dojo que rendeu até altas horas!

Depois de programarmos um bocado, partimos para um lugar meio bar, meio restaurante, meio qualquer outra coisa, onde comemos uns aperitivos e trocamos muitas ideias legais.

Já escrevi um bocado sobre o acontecido no blog oficial do dojo, confiram:
http://dojorio.wordpress.com/

Sunday, April 5, 2009

Yes, Python rocks - Multitouch to the masses

Hoje o Ronald me mostrou um vídeo que demonstra mais um dos super-poderes do Python.
Desta vez nosso herói entre em cena como um framework para aplicações "multi-touch" (interfaces sensíveis a vários toques simultâneos, como a tela do iPhone).

Com um número de linhas inimaginavelmente pequeno dá para escrever coisas muito legais... hmm falei em inimaginável? Bem, acho que com Python já dava para imaginar que seria rápido e fácil e sem burocracia :P

"Idolatria" a parte, o vídeo:


pymt demo reel from Thomas Hansen on Vimeo.

Existe muito mais nesse mundo, e um bom começo é aqui: http://nuigroup.com/

Saturday, April 4, 2009

Desligar o computador automaticamente quando offline (usando Python)

Já faz um tempo que estou tendo problemas com minha conexão ADSL. Frequentemente acontece alguma bizarrice na minha linha telefônica e preciso fazer alguns procedimentos manuais para reconectar.

Como não compensa montar um robô para realizar a reconexão, passou a ser interessante ao menos desligar o PC quando ele estiver offline...

Então, um dia desses antes de dormir escrevi um curto script Python, que só funciona em Linux, para desligar o computador quando não conseguir acessar uma URL.

#!/usr/bin/env python
import os
from time import sleep, strftime
from urllib2 import urlopen, URLError

TEST_URL = "http://www.google.com"

while 1:
try:
urlopen(TEST_URL)
print '%s [OK] %s' % (strftime("%c"), TEST_URL)
except URLError:
# I am liked offline, halt!
os.system("shutdown now -h")
break
sleep(180)


O que faço depois é, antes de ir dormir, rodar sudo ./halt_when_offline.py > hwo.log.

Wednesday, April 1, 2009

Coding Dojo Rio #10

Nesta quarta, 1ᴼ de Abril, realizamos o Coding Dojo Rio de número 10!
Já foram dez encontros desde Dezembro do ano passado.

Foi uma noite chuvosa e muito legal, com novos participantes no Dojo, e com pizza para comemorar!
Para não me alongar muito, fica o link para o post que fiz no blog do dojo:

http://dojorio.wordpress.com/2009/04/02/coding-dojo-rio-10/