Páginas

Saturday, May 30, 2009

Como usar code-completion no console Python

É muito conveniente poder autocompletar comandos e propriedades de objetos Python no prompt de comando. Espero que a maioria de vocês já conheça o IPython, que cumpre muito bem não só esse papel, mas também tem outras funcionalidades muito boas. Confira! Vale a pela instalar, esteja você no Linux, Windows ou Mac...
Dentre as "melhorias" que o IPython traz, cito: autocompletar, indentação automática, sintaxe colorida (syntax highlight), macros, guarda todos os inputs e outputs dos comandos, gerenciamento de sessão, histórico avançado, debugger, etc.

De qualquer forma, para os momentos em que o IPython não está disponível, podemos nos virar com o console Python padrão e usufruir de autocompletar!
Use o seguinte código para ativar essa funcionalidade:

# .pythonrc.py
import readline, rlcompleter
readline.parse_and_bind("tab: complete")


Você pode rodar esse código direto no console ou salvar em um arquivo, digamos ~/.pythonrc.py, e usar a variável de sistema PYTHONSTARTUP para que o Python execute o arquivo na inicialização. (Exemplo: colocar "export PYTHONSTARTUP=$HOME/.pythonrc.py" no arquivo ~/.bashrc)

Note que isto não substitui o IPython!

Friday, May 29, 2009

Coding Dojo Rio #18 no CEFET

Na última quarta-feira tirei fotos do dojo!

Foi um dia muito engraçado, comecei ficando preso dentro da sala com o Israel antes de começar o dojo... felizmente logo fomos salvos :)
Depois resolvemos mudar bastante do que vinhamos fazendo... usamos JavaScript para testar a cantiga infantil "Atirei o pau no gato". Eu já tinha indicado como isso poderia ser feito nos posts Dojo Lúdico, TDD em cantigas de roda - parte 1 e TDD em cantigas de roda - parte 2.

Usamos o QUnit para nos apoiar nos testes em JavaScript.

Tivemos muitas guloseimas! E comemos tudo... o registro fotográfico:

Wednesday, May 6, 2009

ESEJ Londrina 2009: Vídeo e Fotos

Começando a sequencia de fotos e vídeos por vir, disponibilizo as fotos da última festa do ESEJ, na boate Vega, no sábado 02/05/2009.

De Boate Vega Londrina


E aqui o vídeo da primeira noite, pessoal perto da piscina cantando:



Em breve mais fotos e vídeos do evento!

Tuesday, May 5, 2009

PythonCampus na Universidade Gama Filho no campus da Piedade

Neste próximo sábado, dia 9 de maio, das 9h às 13h, será realizada a 2a. edição da PythonCampus na Universidade Gama Filho no campus da Piedade.

A PythonCampus é um evento promovido pela PythOnRio (Comunidade Python do Rio de Janeiro) com o objetivo de levar conhecimentos de Python, Software Livre e Métodos Ágeis ao público universitário.

Com um formato de caravana, a PythonCampus visita as universidades integrando estudantes, professores e profissionais do mercado sob o movimento de Software Livre no Rio de Janeiro.

No evento são promovidos mini-cursos, open spaces, dojos e palestras. As atividades são realizadas por profissionais, especialistas e pesquisadores da área tecnológica, abordando tendências e o estado da arte do Software Livre. Veja a grade de programação.

A entrada é franca e as inscrições são para controle da organização. Inscreva-se já!

Estarei coordenando uma edição especial do Coding Dojo Rio, de
09:00h às 11:00h.

Monday, May 4, 2009

ESEJ Londrina 2009

Do dia 30 de Abril a 3 de Maio foi realizado o XVII Encontro Sul de Empresas Juniores, na cidade de Londrina no Paraná — o ESEJ Londrina 2009.


O ESEJ deste ano teve como tema "O Empresário Júnior como ator estratégico para o Desenvolvimento Sustentável".





Eu, tendo participado do Movimento Empresa Junior (MEJ) através da Fluxo Consultoria, compareci ao evento e trouxe diversas idéias para mudar o mundo [para a melhor, claro]. Foi uma excelente oportunidade para divulgar nosso trabalho e aprender com outros jovens do Brasil todo.

Tive inclusive a oportunidade de falar sobre Scrum (e sua aplicação na Globo.com) com outros empresários juniores! E também de divulgar o trabalho que tenho feito com a Elaine Mitie visando promover boas atitudes para com o mundo, o Deixe Para Seus Filhos.

Nos próximos dias escreverei sobre os pontos marcantes do evento. Se você veio até aqui procurando pelas fotos do evento, aguarde, pois muito em breve elas serão divulgadas!