Páginas

Tuesday, October 25, 2011

Tuesday, October 4, 2011

O que é Coding Dojo?


O que é Coding Dojo?

Um Coding Dojo é um encontro no qual pessoas se juntam para trabalhar em um desafio de programação. O objetivo é a prática deliberada de programação como forma de melhorar habilidades pessoais e se divertir em grupo.

Premissa: o aprendizado é um processo contínuo e requer prática. Prática coletiva traz novos desafios e potencializa o aprendizado e a disseminação de conhecimento.

Características: o ambiente é colaborativo e divertido, adequado para testar novas ideias. Participantes com qualquer nível de conhecimento são bem-vindos.

Requisitos técnicos/físicos: sala com um computador e um projetor. Quadro branco ou flip-chart, post-its e comida são itens que ajudam ao longo do encontro.

O Coding Dojo é um espaço semanal na agenda para treinar boas práticas de programação, como Test-Driven Development (TDD), programação em par, código coletivo, passos de bebê, design incremental, entre outras práticas ligadas ao desenvolvimento Ágil de software.

A maioria das boas práticas do Dojo são derivadas da metodologia de desenvolvimento Ágil Extreme Programming. Mas o Dojo vai muito além quando consideramos os aspectos sociais, que envolvem convívio social, apresentação de ideias em voz alta para um público e trabalho em grupo para atingir um objetivo comum.

E o Coding Dojo Rio?

O Coding Dojo Rio iniciou seus encontros semanais em dezembro de 2008. Tudo começou em setembro daquele ano no encontro da comunidade brasileira de Python, o PyCon Brasil 2008, realizado no Rio de Janeiro.