Páginas

Saturday, October 4, 2008

Coding Dojo no Rio

Desde a PyCon Brasil 2008 (realizada aqui no Rio), no mês passado, que fiquei super empolgado em fazermos um Coding Dojo no Rio.
Como bem disse o Cláudio Berrondo, o Dojo é a "a peladinha semanal para programadores"!
Então por que não seguir os passos de nossos amigos paulistas e de outras regiões [5]?
Apesar de já ter lido sobre o assunto antes, minha primeira prática foi na PyCon, sob comando do Hugo Corbucci, que mandou muito bem por sinal.
Nosso Dojo da PyCon não foi gravado, mas tem um vídeo em que o Hugo explica direitinho qual é a idéia [1]. Outros links interessantes em [2] e [3].

Para conseguir juntar um pessoal, espalhei a notícia na PythOnRio, e na XPRio, além de divulgar para amigos da UFRJ. Alguns interessados se apresentaram, e agora só falta marcamos uma "sede".
Pensei a princípio na UFRJ, mas o problema lá é a dificuldade de transporte. Um local que se mostrou muito bom é a Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca, onde foi realizado a PyCon. O pessoal lá foi muito receptivo, e será muito bom se eles nos adotarem ;)

Para começar, além do local também precisamos de uma data. Para agilizar as coisas, criei o grupo Dojo Rio [4]. Todos os interessados são bem-vindos!
Vamos juntar forças com Pythonistas, Agilistas, XPeiros, e demais tribos, todos interessados em boas práticas de desenvolvimento de software, e porque não boas horas de diversão!

[1] http://video.google.com/videoplay?docid=-9174018775255486687
[2] http://www.agilbits.com.br/material/DojoIntroPyconBrasil2008.pdf
[3] http://codingdojo.org/
[4] http://groups.google.com/group/dojo-rio
[5] http://codingdojo.org/cgi-bin/wiki.pl?CodingDojos

No comments: