Páginas

Wednesday, August 12, 2009

Web2py hack day



Na última sexta-feira realizamos um encontro em um dos laboratórios da Peta 5 na UFF.
O tema foi o framework desenvolvimento de aplicações web web2py, escrito em Python, e que conta com uma crescente comunidade -- boa parte dela aqui no Brasil.

Este post serve como uma continuação da história sobre o que estamos fazendo aqui no Rio.
Como conversamos depois do último dojo na quarta-feira passada, "estamos procurando por melhores formas de desenvolver software fazendo e ajudando outros a fazer o mesmo..." e por aí vai o Manifesto Ágil. Só que, para fugir da imagem enganosa estabelecida pelas buzzwords -- os conceitos deturpados de o que é fazer software, cunhamos o termo framps como a nossa palavra para descrever o que somos e fazemos.




Estão foi isso, tivemos o web2py hack day framps. Juntamos membros do Dojo Rio, PythOnRio, INPI, UFF, etc. Alguns computadores, disposição e as dicas e orientações do Álvaro Justen, e rapidinho fomos desenvolvendo nosso produto: o web2itter!

Se virem esse nome em qualquer outro lugar, não se enganem, fui eu quem inventei! Apesar do escopo amplo, o primeiro release foi apenas uma aplicação concorrente do Twitter, com a diferença de suportar muito mais requisições por segundo que o original.

Depois, só porque a UFF tinha que fechar as portas e porque nossos estômagos estavam vazios, paramos de programar e fomos para o Vestibular do Chopp encarar uma picanha... e algumas horas de bate-papo sobre os mais variados temas, incluindo a história do projeto GNU e o papel do Linus Torvalds e seu kernel, as opções de controle de versão de código-fonte: git, mercurial (hg) e bazaar (bzr), e mais um monte de coisas que sinceramente eu já nem lembro :P.

E pra isso tudo não poderiam faltar fotos! Vejam as fotos do I Web2py Hack Day Framps.

2 comments:

Andre Fonseca said...

Confesso que lendo os relatos, e conversando com o pessoal que foi, fiquei com aquela sensação de "poderia ter ido".
Mais um evento mostrando a força da comunidade do rio

Rodolfo said...

É André, realmente foi muito bom... e depois que postei fiquei com a sensação "faltou muita coisa nesse post". Foi um dia excepcional em vários aspectos: pessoas, local, comida, conversa, web2py, idéias, troca de experiências...

Nessas horas de indecisão é bom lembrar do "VSF" que o Henrique costuma mandar pros indecisos. Sempre que dei ouvidos, obtive excelente resultado (saindo da inércia, comparecendo aos eventos, etc).