Páginas

Wednesday, November 26, 2008

Dinâmica Ágil: Jogos Estatísticos

O Luiz Parzianello divulgou na lista do XPRio [1] um post em seu blog sobre dinâmicas ágeis, em especial sobre uma de sua autoria [2].

Ele sugere que a maioria das dinâmicas existentes " aborda a essência dos princípios ágeis de uma forma metafórica distante do modelo mental analítico predominante nos profissionais da área de software". E com isso o resultado não é totalmente satisfatório para o aprendizado e aplicação do novo conhecimento no dia-a-dia.

Concordo com o Luiz, já participei de algumas dinâmicas e tive a oportunidade de ajudar a organizar uma com alunos de mestrado do NCE/UFRJ, e a impressão que fica é de "e não é que isso funciona!". Em geral, sinto que as pessoas tem o seu queijo mexido... mas, o qual o resultado a longo prazo? Realmente uma aborgadem menos direta facilita que os conhecimentos fiquem guardados em um canto e não participem da rotina profissional.

Luiz realizou dinâmicas que chamou de "Jogos Estatísticos para a Promoção de Práticas Ágeis", tendo inclusive participado do evento Ágiles 2008.
Por hora, são três jogos baseados em:
  • Modelos de produção Just-in-Time (Lotes de Produção x Produtividade)
  • Teoria das Restrições (Eventos Dependentes x Produtividade)
  • Teoria das Filas (Fluxo de Produção x Planejamento
As instruções para realização do primeiro jogo, o Lotes de Produção x Produtividade, já se encontra no blog do Luiz, espero que ele poste também sobre os outros jogos!
Confiram!

[1] http://br.groups.yahoo.com/group/xprio
[2] http://parzianello.blogspot.com/2008/08/jogos-estatsticos-lotes-de-produo-x.html

No comments: