Ele sugere que a maioria das dinâmicas existentes " aborda a essência dos princípios ágeis de uma forma metafórica distante do modelo mental analítico predominante nos profissionais da área de software". E com isso o resultado não é totalmente satisfatório para o aprendizado e aplicação do novo conhecimento no dia-a-dia.
Concordo com o Luiz, já participei de algumas dinâmicas e tive a oportunidade de ajudar a organizar uma com alunos de mestrado do NCE/UFRJ, e a impressão que fica é de "e não é que isso funciona!". Em geral, sinto que as pessoas tem o seu queijo mexido... mas, o qual o resultado a longo prazo? Realmente uma aborgadem menos direta facilita que os conhecimentos fiquem guardados em um canto e não participem da rotina profissional.
Luiz realizou dinâmicas que chamou de "Jogos Estatísticos para a Promoção de Práticas Ágeis", tendo inclusive participado do evento Ágiles 2008.
Por hora, são três jogos baseados em:
- Modelos de produção Just-in-Time (Lotes de Produção x Produtividade)
- Teoria das Restrições (Eventos Dependentes x Produtividade)
- Teoria das Filas (Fluxo de Produção x Planejamento
Confiram!
[1] http://br.groups.yahoo.com/group/xprio
[2] http://parzianello.blogspot.com/2008/08/jogos-estatsticos-lotes-de-produo-x.html
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