Páginas

Sunday, August 23, 2009

Windows Vista: filtrando visualização no Windows Explorer

Muitas vezes ficamos apenas reclamando dos Sistemas Operacionais, reclamamos do Windows, ele não presta, a Microsoft é má, isso e aquilo...
Bem, depois de ouvir cuidadosamente a palestra do Robert M. Lefkowitz na PyCon 2007, espero que você mude de idéia e comece a entender onde fica o software livre e o proprietário, pois ambos tem seu espaço. Então agora estou escrevendo a favor do Windows Vista, já que acabo de descobrir uma funcionalidade muito bacana, que parece ficar escondida na interface...

Programar no Windows não costuma ser uma tarefa tão divertida quanto ter um Linux bem arrumado, mas em ambos os casos eu sempre fico querendo esconder os arquivos .pyc e ver só o que interessa, os .py.
O que eu descobri é que com o Windows Explorer eu posso fazer isso e um pouco mais!

Aqui está um diretório com alguns arquivos Python e seus respectivos compilados, no modo de exibição "detalhes":

Colocando o mouse sobre qualquer coluna aparece uma seta no canto direito, como pode ser visto abaixo. Clique nesta seta para exibir um menu contextualizado com a coluna. Por exemplo, na coluna "Modificado em", é possível filtrar os arquivos por data. Tem até opções para filtrar os arquivos mais recentes, por semana, mês ou ano. Veja:

E você pode filtrar por nome, neste caso resolvi mostrar apenas os arquivos cujo nome começa com números (ocultando o __init__.py, que neste caso não é tão interessante):

E posso agrupar por tipo de arquivo, assim posso acessar separadamente, como se fossem dois "diretórios virtuais":

Note que desde a segunda tela eu já estava usando o filtro por "Tipo" para exibir apenas "Python file", resolvendo meu problema com os ".pyc" que só distraem!

1 comment:

Unknown said...

Embora a funcionalidade que você mostrou seja interessante, acho a interface muito ruim e pouco flexível. Mas, sim, reconheço que para situações como a sua isso quebra um galho.

Por outro lado... outras coisas me fazem brigar com o windows explorer no Vista...