Páginas

Wednesday, January 7, 2009

Dojo Lúdico

O Falcão falou ontem num tom muito engraçado sobre novas abordagens para o Coding Dojo.
Uma das melhores coisas do Dojo são as discussões geradas, debates sobre modelagem, sobre como abordar uma certa situação, entre outras.
O que ele inventou foi implementar cantigas populares usando TDD! É, pode até parece louco, mas faz sentido depois que acostumamos com a idéia. Ele postou sobre o assunto aqui.

O grande barato é que estamos trabalhando com elementos da língua falada, componentes sintáticos que exprimem condicionais, existência, conteúdo, etc. Não sou especialista em linguística, porém, dá pra notar que ter a presença de alguns nesse tipo de dojo seria bastante válido - ninguém precisa escrever uma linha de código!

Trabalhar exercícios que fogem totalmente do nosso cotidiano ajuda a treinar nosso poder de abstração. Podemos tentar fazer isso antes das sessões regulares do dojo, como uma forma de aquecimento.

Por hora, os exemplos do Falcão já mostram bem qual é a idéia, quem sabe um pouco mais descansado consigo pensar em coisas igualmente doidas e legais. Hora de pegar o ônibus pra casa, ótima oportunidade de dar uma viajada...

1 comment:

Paulo Tamburro said...

LEGAL SEU BLOG.E DIFERENTE.VOLTAREI SEMPRE!